Home / Notícias / ECONOMIA DE RECURSOS GARANTE COMPRA DE VEÍCULO ZERO KM PARA A CÂMARA

ECONOMIA DE RECURSOS GARANTE COMPRA DE VEÍCULO ZERO KM PARA A CÂMARA

Ao assumir a presidência do Poder Legislativo de Nova Palmeira o presidente, Tião Dantas (PSB), resolveu limitar gastos e economizar recursos. Em meio à crise pela qual passa o país, a estratégia foi uma saída para garantir investimentos estratégicos.

Deu certo. Com essa política o presidente conseguiu comprar o primeiro veículo zero quilômetro para a Câmara e não precisou se desfazer do velho Fiat Uno adquirido noutra gestão. Tião esclareceu que, na época, o Uno foi comprado de segunda mão.

“Esse é o primeiro carro zero comprado e quitado dentro do primeiro ano de gestão”, informou o presidente.

Recebido no nesta quarta-feira, o veículo é um Gol ano 2018. Custou R$ 41.900,00 e foi adquirido por meio de uma licitação realizada no mês de dezembro. A concessionária ganhadora foi a Via Leste, de Patos-PB.

Com o novo veículo os vereadores poderão fazer as viagens mais longas. Os deslocamentos na região e na zona rural de Nova Palmeira continuarão sendo realizados com o Fiat Uno.

Equilíbrio das contas

Ainda não foi feito um balanço completo da redução dos gastos do Poder Legislativo no exercício fiscal de 2017. Mas uma análise preliminar aponta onde Tião acertou.

Dados do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) indicam, por exemplo, uma redução significativa nos gastos com combustível entre janeiro e novembro de 2017.

Até novembro de 2016, a Câmara pagou uma conta de combustível de R$ 9.493,57. Em 2017, no mesmo período, o investimento total foi de R$ 6.939,03. Sem considerar a atualização monetária, a redução em relação ao ano anterior foi de R$ 2.554,54.

Tião comemora: “Fizemos o papel da boa gestão e mantivemos o maior zelo possível com o erário público”.

Comunicação e eficiência

Preocupado em reduzir custos sem comprometer os trabalhos do Poder Legislativo, Tião Dantas informou que a aquisição do veículo novo não foi a única conquista do seu primeiro ano de gestão.

O presidente destaca que manteve o pagamento de todos os fornecedores em dia, não atrasou folha de pagamento e garantiu que todos os parlamentares pudessem desenvolver os seus mandatos com assessoramento técnico adequado.

De acordo com o presidente a comunicação foi uma prioridade. A Câmara transmitiu todas as sessões pelas redes sociais, manteve um site atualizado com informações dos trabalhos tanto nas sessões plenárias quanto nas comissões temáticas e garantiu a veiculação de um programa de rádio.

O “Legislativo em ação” vai ao ar a cada 15 dias na Rádio Cenecista de Picuí e permite que cada vereador possa prestar contas de seu trabalho ao povo de Nova Palmeira.

Além disso, a publicidade é um princípio expresso no art. 37 da Constituição Federal. Portanto a política de comunicação da Câmara atende à legalidade e reforça o controle social da população sobre o Poder Legislativo.

As iniciativas no primeiro ano de gestão de Tião Dantas permitiu a normalidade funcional da Câmara, trouxe inovações e não extrapolou os limites de gastos.

“Economizamos o suficiente e ainda fizemos a confraternização dos vereadores e servidores no final do ano”, concluiu Tião Dantas.