Home / Notícias / CÂMARA APROVA CRÉDITO SUPLEMENTAR E RECEBE SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

CÂMARA APROVA CRÉDITO SUPLEMENTAR E RECEBE SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nova Palmeira

A Câmara Municipal de Nova Palmeira realizou, na noite da última segunda-feira (18), a 13º Sessão Ordinária da Casa José Bezerra de Medeiros.

A presença de todos os vereadores foi registrada na instalação da sessão. O quórum absoluto é necessário para a abertura dos trabalhos.

A assiduidade dos vereadores de Nova Palmeira tem sido uma marca das atividades do Poder Legislativo e contribui para valorizar a resolutividade do processo legislativo municipal.

Proposições

Na ordem do dia foram debatidos nove requerimentos, uma indicação e um Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo.

As proposições trataram de assuntos relacionados à infraestrutura, cultura, mobilidade dos moradores da zona rural para a sede do município, restauração de estradas vicinais, instalação de redutores de velocidade na zona urbana, aquisição de veículo para transporte de pacientes e de fôrmas para a construção de anéis para poços artesianos.

Além das matérias de autoria dos vereadores, o Prefeito, Alton Gomes, enviou à Câmara um projeto que solicita autorização para o uso de crédito adicional no exercício financeiro de 2017.

O projeto foi apresentado na sessão passada e integrou a fase introdutória. Ao longo da semana, tramitou nas comissões temáticas nas quais recebeu pareceres favoráveis. Concluída essa fase, chamada de constitutiva, finalmente o projeto foi ao Plenário para a votação.

O crédito adicional, solicitado à Câmara é de R$ 112.500,00. A medida contempla as secretarias de Agricultura, Saúde e Assistência Social. O art. 3º da proposta prevê, também, a inclusão de um valor de R$ 119.700,00 no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município.

Debate

As discussões das matérias começaram pelo vereador Orlando Pereira (DEM). Em seguida, o presidente passou a palavra à vereadora Mayra de Ailton (PTB), Gil Oliveira (PSB) falou em na sequência.

Os parlamentares da oposição Lana Dantas (PSDB), Zé de Souza (DEM) e Juscelino Cassiano (PP) antecederam o presidente, Tião Dantas (PSB), que falou por último.

Todas as matérias da ordem do dia foram aprovadas por unanimidade.

Após a conclusão das falas dos vereadores inscritos, Tião Dantas concedeu a palavra ao secretário de Agricultura e Semiárido do município.

Secretário de Agricultura

Jurailson Dantas falou por 10 minutos e apresentou um relatório de atividades desenvolvidas na secretaria. Em seguida, a pedido do presidente da Câmara, respondeu a perguntas feitas pelos vereadores.

A discussão entre o gestor e os parlamentares se desenvolveu, basicamente, em torno da crise hídrica e das políticas públicas empreendidas para enfrentar o problema.

De acordo com o secretário, a Prefeitura está desenvolvendo diversas ações, nas zonas urbana e rural, para administrar a situação.

Jurailson informou que o governo municipal já distribuiu, em 2017, 500 pipas d’água para abastecer o município.

O secretário explicou como está fazendo a gestão dos poços artesianos, através de um mapeamento. Ele rebateu críticas que indicavam abandono desses reservatórios e mostrou as parcerias que estão sendo realizadas para a abertura de mais poços com financiamentos obtidos com outros entes federados.

Em sua fala o secretário destacou também os critérios que o Exército Brasileiro adota para auxiliar os municípios com a operação carro-pipa.
Todos os detalhes da última sessão podem ser conferidos na página do Câmara Municipal de Nova Palmeira no YouTube.