Seja Bem Vindo ao Site Oficial da Câmara Municipal de Nova Palmeira - PB|domingo, 25 de fevereiro de 2018
Você está aqui: Home » Sessões » Resumo da sessão – Dia 09/11/2016

Resumo da sessão – Dia 09/11/2016 

7

Na noite da quarta-feira, 9 de novembro, o Plenário Adonias Gomes de Medeiros recebeu mais uma sessão ordinária referente ao segundo semestre legislativo de 2016. A reunião contou com a presença de sete vereadores, registrando as ausências de João Francisco de Oliveira Filho e Placimário Pereira Araújo.

Na pauta do dia estiveram as apresentações de um projeto de lei, um projeto de resolução e um requerimento. O Projeto de Resolução 003/2016 que Dispõe sobre a alteração das normas do regimento interno que regem a eleição da mesa diretora para os próximos biênios e dá outras providências. O Projeto de Lei 005/2016 que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2017 e dá outras providências, e o Requerimento 012/2016 que solicita que seja incluído para apreciação e votação dos senhores vereadores o PL 002/2016, que Dispõe sobre a remuneração do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais para a legislatura a iniciar-se a partir de 1º de janeiro de 2017, bem como, o Projeto de Resolução nº002/2016, que Dispõe sobre a remuneração do presidente da câmara e vereadores do município.

Ordem do Dia

Tião Dantas em seu discurso disse que o projeto da LOA é importante ser discutida com a nova gestão para que ela possa ter uma clareza de como gerir os recursos a partir de 2017.

Quanto ao Projeto de Resolução 003/2016, Dantas pediu compreensão aos companheiros para a aprovação da proposta que altera as normas do Regimento Interno.

Eletizânia Nunes veio na sequência e corroborou com Tião Danas no que diz respeito à equipe da nova gestão estudar a LOA para que fique inteirada sobre o orçamento.

Quanto ao Requerimento de Tião Santos, Lana disse ter sido pega de surpresa, primeiro por que não foi passada as cópias da solicitação aos vereadores e segundo, porque o requerente sempre foi contra a sua atual propositura.

Tião Santos se dirigiu a Tribuna e disse que é importante que os novos edis recebam o convite para participar da votação da LOA, para que eles comecem a traquejar sobre as matérias.

Quanto ao seu requerimento disse que nunca foi contra reajuste, era contra sim, o projeto chegar a câmara sem que haja um impacto financeiro.

A respeito do salário dos secretários, independentemente de qual seja a gestão, afirmou ser muito aquém da realidade, pois a responsabilidade que cada um tem é muito grande, e um possível aumento só daqui a quatro anos, caso não tenha agora.

“O projeto que trata do aumento do secretariado não deveria ter sido tirado de pauta, e sim emendado. Ele ficou arquivado na Casa, não tramitou como deveria. O Tribunal de Contas concedeu um prazo até dezembro para as câmaras que não tivessem fixado tais salários, pudessem fixar. Porém, mesmo se for aprovado na câmara de vereadores, o projeto terá ainda que ir ao Tribunal para uma que seja mais uma vez aprovado, isso porque o PL foi votado fora do prazo”, explicou.

Sobre o projeto de resolução o edil disse que não poderia concordar, pois foram os próprios vereadores que aprovaram a mudança das eleições para presidente da câmara que atualmente vigora, e que não pode voltar atrás para privilegiar grupos ou pessoas, a menos que tenha uma fundamentação lógica para tal.

Tema Livre

Tião fez um breve relato em relação aos poços que estão sendo perfurados no município, dizendo que está tendo participação nas ações da construção, junto ao prefeito eleito, Aílton Gomes, através do apoio logístico dado ao pessoal do Exército.

Gilvan veio em seguida e ao falar do Requerimento 012/2016 disse que tem que ser bem analisado para que se possa tomar uma decisão correta em relação aos aumentos dos subsídios dos secretários.

O vereador ainda parabenizou Tião Hugo pelo apoio dado a equipe de perfuração dos poços na região.

Eletizânia Nunes primeiramente parabenizou Gilvan pela sua reeleição e pelo seu aniversário.

Lana também comentou sobre os poços, dizendo que algumas pessoas ligaram para ela comentando que Tião Hugo conseguiu os poços. A vereadora explicou que não foi Tião, e sim o governo do estado, mas ele, como conselheiro, tem mais acesso ao governo estadual, se tornando ponto de referência no município, ficando assim, mais visível sua participação na construção. Lana disse ter ficado triste por não ter dado certo a perfuração de um poço nas imediações da residência de Vitória, pois iria beneficiar bastante gente.

Sebastião Santos retornou ao Púlpito e, de início parabenizou Gilvan por mais um ano de vida.

Sobre os poços deu os parabéns ao guerreiro Tião Hugo pela batalha que trava com a questão hídrica no município.

Com relação ao cronograma do pagamento que foi feito junto ao Ministério Público disse que, mesmo não sabendo de que maneira está sendo feita, ele está sendo realizado, com tendência de ser facilitado por causa dos recursos que tem a receber.

Também comentou sobre o impasse no que diz respeito ao 13º salário que está previsto para o dia 10 de janeiro, onde a gestão será outra, tendo que ter de voltar ao ministério para sanar a dúvida.

Ainda falou sobre os salários dos profissionais do PSF, que por falta de alimentação no sistema, acarretou num problema em que, segundo soube de pessoas do próprio ministério, o município poderá perder o programa.

Finalizando pediu que a gestão para dar uma resposta coerente para mostrar onde ocorreu a falha ou até fazer uma representação contra quem errou, pois tal erro pode acarretar na perda do recurso.

Bastinho foi o último a participar no Tema Livre.

Depois de agradecer a Deus por mais um dia de trabalho, ele disse estar feliz pelas perfurações dos poços em diversas comunidades.

Parabenizou mais uma vez os eleitos no pleito de 2016 e agradeceu os 150 amigos que depositaram a confiança nele.

Sobre os projetos recebidos, o presidente disse que fará os encaminhamentos para as comissões permanentes da Casa.

Parabenizou ainda Gilvan Dantas pelo seu aniversário e finalizou acatando o Requerimento 012/2016 para que possa ser encaminhado as comissões para seguir com os tramites legais.

Ascom

About the author: Câmara Nova Palmeira

Site Oficial da Câmara Municipal de Nova Palmeira

Adicione um Comentário


7 + = 13