Você está aqui: Home » Nova Palmeira » Histórico

Histórico

Nova Palmeira é um município jovem. Distante 236 km de João Pessoa e 110 km de Campina Grande foi criado pela Lei 3.102/63 e instalado em 06 de novembro de 1964. Tem apenas 49 anos e, embora esteja agrupado na região geoadministrativa do Curimataú, está inserido de fato no Seridó oriental paraibano.

A história do lugar, no entanto, é bem mais antiga. Em 1880, foi montada a Fazenda Jerimum no local onde hoje se encontra a cidade. 18 anos mais tarde, os primeiros habitantes ergueram uma capela e, pouco tempo depois, o nome da localidade foi mudado para Nova Palmeira.

Hoje o município tem 4.361 habitantes, distribuídos numa área total de 310 km². 2.552 pessoas vivem na zona urbana e 1.809 na zona rural.

Nova Palmeira tem 2.465 endereços. Destes, 1.149 estão localizados na zona urbana e 1.316 na zona rural. 1.695 endereços, nas zonas urbana e rural, são domicílios.

A primeira eleição municipal ocorreu em 1964. Severino Vereano dos Santos venceu Heronides Meira de Vasconcelos com 52,53% dos votos válidos.

Nessa mesma eleição disputaram 16 candidatos a vereador: José Maximiano Dantas, Geraldo Maciel de Oliveira, Manuel Roque Ferreira, Osmar dos Santos Pinheiro, Sebastião Dias Ferreira, Raimundo Araújo Barreto, Luiz Viana de Macedo, Severino Jorge de Mendonça, José Vieira da Costa, Antônio Batista Dantas, Silvestre José Dantas, José Francisco Dantas, Francisco João de Maria, Severino Alexandrino de Oliveira, José Eugênio dos Santos e Hermenegildo Lucas de Oliveira.

Atualmente, a gestão de Nova Palmeira é realizada pelo prefeito José Felix de Lima Filho e pelo Vice-prefeito Edson Francisco Camargo. A administração pública direta é desconcentrada através das secretarias de Ação Social, Saúde, Educação, Finanças, Agricultura, Infraestrutura, Controle Interno e Administração.

A Câmara Municipal é composta por nove parlamentares e presidida por Sebastião José dos Santos. O vice-presidente é Sebastião de Lima Azevedo. Os demais vereadores são Ailton Gomes de Medeiros, Placimário Pereira de Araújo, Manoel José dos Santos, Gilvan Dantas Mendonça, Sebastião Hugo Dantas, Eletizânia Nunes Dantas e João Francisco de Oliveira Filho.

O Poder Judiciário não tem comarca na cidade. O juiz que responde pelo município é Mário Lúcio Costa Araújo. O expediente do Judiciário ocorre no fórum de vara única Manoel P. Nascimento, em Picuí-PB.